Pensões acima de 4.611 euros vão pagar menos CES já no próximo ano

A Contribuição Extraordinária de Solidariedade (CES) mantém-se apenas para as pensões acima de 4.611 euros, mas mesmos estas vão pagar menos no próximo ano. 

De acordo com o relatório da proposta de Orçamento do Estado, o cálculo da CES para estas pensões mais altas processa-se da seguinte forma no próximo ano: 15% sobre o montante entre 4.611 euros e 7.121 euros e 40% acima dos 7.121 euros.

Trata-se de uma descida em relação aos que estes pensionistas têm pago, uma vez que “as percentagens aplicadas em 2014 foram, respectivamente, de 25% e 50%”, refere o relatório da proposta de Orçamento do Estado.

De acordo com o documento, a CES para as pensões acima de 4.611 euros deve ser reduzida para metade em 2016 e eliminada em 2017.

A CES entrou em vigor em 2011, pela mão do Governo de José Sócrates. Nessa versão incidia sobre as pensões superiores a cinco mil euros.

O valor estimado para esta medida "de carácter transitório sobre pensões de elevado valor, com taxas inferiores às vigentes no ano anterior", é de 42 milhões de euros, permitindo assim mitigar "apenas muito ligeiramente o impacto da decisão do Tribunal Constitucional neste montante", refere o relatório da proposta de Orçamento.

fonte:http://rr.sapo.pt/i

publicado por adm às 22:29 | comentar | favorito