Função pública: idade da reforma sobe para 65 anos em 2013

A idade da reforma dos funcionários públicos aumenta para 65 anos já em 2013, segundo a proposta do Orçamento do Estado para o ano que vem (OE2013), apresentada esta segunda-feira.

No documento, a idade legal da reforma dos funcionários públicos sobe para os 65 anos já a partir de janeiro, devendo cada trabalhador ter, pelo menos, 15 anos de descontos.

Com esta subida, a idade da reforma na função pública converge com a do setor privado, já no ano que vem, sendo antecipada em um ano (antes previa-se um aumento gradual até aos 65 anos só em 2014).

Já na conferência de imprensa para apresentação do documento, o secretário de Estado da Administração Pública explicou que« a partir de 1 janeiro 2013 a idade da reforma passa para os 65 anos para quem está no regime geral».

«Nos regimes especiais, antecipa-se a convergência com setor privado», disse ainda Hélder Rosalino.

O secretário de Estado ressalvou o regime especial (para militares, forças de segurança e outros setores da Administração Pública), cuja idade legal de reforma é aos 60 anos, mas para o qual estava também já previsto um regime de convergência, também ele «acelerado».

fonte:http://www.agenciafinanceira.iol.pt/e

publicado por adm às 23:38 | comentar | favorito