Pensões mínimas actualizadas de acordo com a inflação

As pensões mínimas deverão ser actualizadas no próximo ano de acordo com a inflação. Esta foi a regra aplicada este ano e o "Dinheiro Vivo" está a avançar que o mesmo deverá acontecer em 2013.

Em causa estão as pensões mínimas do regime não contributivo e agrícola, que valem respectivamente 195,4 e 234,48 euros, e a pensão mínima do regime geral (para quem descontou menos de 15 anos), de 254 euros. 



O memorando de entendimento assinado em Maio de 2011 entre a troika, o PS, PSD e CDS previa a suspensão do mecanismo de actualização de todas as pensões em função do comportamento da economia e da inflação. Nunca ficou claro o que aconteceria às mais baixas pensões daSegurança Social, mas o novo Governo, liderado por Passos Coelho, rapidamente anunciou que estas seriam actualizadas. O aumento foi de 3,1%, mas apenas se aplicou às pensões que estão no limite. Ou seja, as pensões de 290 euros terá ficado congelada e provavelmente o mesmo acontecerá este ano. 



A actualização será baseada na inflação, mas não é claro que indicador será tomado como referência. Em princípio, a actualização andará em torno dos 3%.
fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/
publicado por adm às 00:17 | comentar | favorito